Alimentando os cabelos e as unhas



Assim como os nossos cabelos, as nossas unhas e outras estruturas do organismo também possuem queratina em sua composição, uma proteína fibrosa que confere maior resistência, brilho e hidratação aos fios e às unhas.
Apesar de ser naturalmente produzida pelo corpo, esta proteína se perde em virtude de processos químicos e procedimentos sem proteção térmica; tais como coloração, alisamentos, chapinha, secador; e da ação de agentes externos, como poluição e exposição excessiva ao sol.
Todos estes fatores interferem, em especial, na composição natural dos fios, provocando desequilíbrios e consequentes desidratações, enfraquecimento e opacidade.
A composição dos fios e unhas conta ainda com um fator decisivo: a alimentação. Consumir nutrientes que contribuam e promovam a recomposição destes “importantes símbolos da feminilidade” é essencial não só para a sua beleza como também para sua saúde.
E vamos às dicas!!!
A seguir você confere uma lista de alimentos que, quando incluídos em uma dieta balanceada, podem apresentar excelentes resultados. E o que é melhor: sem os altos custos de restauração dos salões.
1º O que comer?
As vitaminas do complexo B, C e E são ótimas agentes auxiliares na produção de queratina e na produção de outras proteínas importantes para o desenvolvimento e crescimento das unhas e cabelos, por isso, consuma alimentos como:
- Amêndoas, tomate, iogurte, cenoura e ovos (de forma moderada). Estes alimentos, em especial, são ricos em biotina, a “vitamina do cabelo”, responsável direta pela formação das unhas, pele e cabelos.
- Alimentos ricos em colágeno, outra proteína naturalmente produzida pelo organismo, mas que apresenta quedas na sua produção com o passar dos anos. O colágeno, além de prevenir contra o envelhecimento precoce da pele, auxilia na restauração dos fios e fortalecimento das unhas.
Ele pode ser encontrado em: gelatinas, peito de frango e peito de peru, atum, salmão e ovos. Para potencializar a absorção de colágeno, consuma frutas ricas em vitamina C, tais como laranja, abacaxi, limão, caju, acerola e kiwi.
O colágeno pode ainda ser encontrado na forma de cápsulas. Seu consumo na forma de complemento é indicado a partir dos 25 anos, quando a sua produção começa a apresentar queda.
Para melhores resultados
Para potencializar o processo de recuperação e renovação da cabeleira e das unhas, realize hidratações periódicas, em casa mesmo, com cremes de tratamento que se adequem às suas características.
Deixe a suas unhas “respirarem” um pouco. Apesar das unhas não respirarem, dermatologistas recomentam um pausa entre uma pintura e outra.
Não que o esmalte prejudique as unhas, mas o uso frequente de acetona pode desidratá-las. Para reduzir os danos, utilize hidratantes específicos. 
Caso já siga as dicas dadas e ainda assim apresente fios ressecados e fracos e unhas quebradiças, o ideal é consultar um médico, pois isto pode ser um sinal de deficiência de cálcio e até de um quadro anêmico.
Para as que ainda não fizeram a combinação, experimente e compartilhe a sua experiência.

Créditos: Sare Drogarias 
Um beijo e até o próximo post.

11 comentários:

  1. Super precisava dessas dicas, minhas unhas estão tão fracas e feias :(

    beijinhos
    adorei

    http://divasblogtms.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Divas%C2%B3/1478101982460409

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, to precisando de fortalecer as unhas..Flor, passa no meu blog pra conhecer, e vem participar do sorteio com 14 LANÇAMENTOS DA BEAUTY FAIR, boa sorte pra ganhar! http://makeolatras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas..
    eu tenho as unhas um pouco fracas devido a problema de tireoide :( mas estou sempre cuidando
    beijos
    leandalivia.com

    ResponderExcluir
  4. amo cuidar dos cabelos! Unhas principalmente!
    http://veronicajjorge.blogspot.com.br/
    beeijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sempre bom estar bonita e bem cuidada!
      beijos!

      Excluir
  5. Que dicas incríveis, vou segui-las a risca. Pois meus cabelos e unhas estão um pouco descuidados kk

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. lembro que pouco tempo atras meu cabelo caia muito e não entendia porque.comecei a cuidar da minha alimentação e melhorou 70% kkk meu cabelo tem muito o que melhorar ainda mais sua dicas são muito boas e vc explica direitinho a função de cada alimeto adorei o post sucesso gata =)

    rettrototal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo