5 frases que precisamos parar de falar JÁ!


Oi bonitas,
O dia 20 de Novembro faz menção à Consciência Negra, a fim de lembrarmos todas as dificuldades que eles passam a anos. Mas, não devemos ser conscientes apenas um dia no ano, devemos ser conscientes SEMPRE. Hoje, eu trouxe algumas frases que usamos muito no dia a dia e sem perceber reproduzimos racismo. Portanto, podemos nos policiar sempre e já começar a desconstrução disso. “Devemos ser a mudança que queremos ver”. Certo? Então vamos lá:

 “Serviço de preto” – Essa expressão é usada quando um serviço é mal feito, ou quando ele é muito pesado. Um serviço desleixado que branco jamais fará. Nessa expressão, e na maioria que veremos neste post, o negro é colocado como o oposto do positivo.

“Amanhã é dia de preto.” –  Se fosse dia de branco, seria feriadão prolongado, né? Mas, como vamos trabalhar e pra muitos, o trabalho é algo chato, associamos mais uma vez ao negro. O dia de preto, é um dia ruim.

“Humor negro” – O humor negro, utiliza na maioria das vezes de piadas de mau gosto, preconceituosas e politicamente incorretas, e mais uma vez, o negro é usado como expressão negativa. Vale também para ‘Mercado negro’, ‘O lado negro da força’, ‘magia negra’. Sempre remetendo o negro a algo ruim.

“Não sou tuas negas” – Essa expressão é a que me deixa mais triste, porque na maioria das vezes usamos na brincadeira. Eu mesma já usei diversas vezes e não me orgulho disso. Dizer “Não sou tuas negas”, é quase o mesmo que dizer “Não sou qualquer uma”, remete ao passado de quando as negras eram escravizadas e muitas vezes estupradas e assediadas. Sabemos que hoje em dia, qualquer mulher está sujeita a isso, mas infelizmente, devido ao racismo, as negras sofrem muito mais. Acredite, ainda há pessoas por aí que acha que com as ‘negas’ se pode fazer tudo.

“Fulana de tal é uma negra bonita” – Vou usar duas atrizes LINDAS, que eu admiro muito pra explicar isso. Se nós não falamos que a Carolina Dickman é uma branca linda, porque falamos que a Taís Araújo é uma negra linda? Ela não pode ser bonita porque é negra, e aí é uma surpresa o fato dela ser maravilhosa? Pense nisso.



Vamos todos desconstruir isso juntos e deixar nosso mundo melhor? Somos todos iguais, e vivemos em um país mega miscigenado. Ninguém é melhor que ninguém. Seja uma pessoa consciente.



Um beijo, e até o próximo post.

9 comentários:

  1. Vi uma imagem com isso esses dias, acho ótimo compartilhar o que é certo e errado, acredito que muitas vezes falam essas coisas sem pensar que é uma frase preconceituosa. Eu não falo nada disso mais, graças a vocês do DDM <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Lore.. falamos mesmo sem entender o real significado.
      eu tbm nao falo mais.. foi dificil tirar do vocabulário, mas, consegui.
      DDM brilha! <3

      Excluir
  2. Às vezes a gente reproduz o racismo sem saber, post super interressante. Parabéns pela iniciativa!

    Blog Martinha Barreto

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que post foi esse?! O pior é que acabamos falando sem nem mesmo perceber né. Achei super interessante o tema, que não é muito visto por ai, meus parabéns a você e eu estarei junto nessa rs'
    Deus abençoe ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu.
      Realmente falamos sem perceber. Mas machucamos mtas pessoas em suas lutas.
      Vamos juntas desconstruir isso.
      Amém! Deus te abençoe tbm!

      Excluir
  4. fiz um trabalho com essas mesmas frases essa semana. Tá de parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Nunca me dei conta disso, as vezes falamos algumas coisas e nem nos damos conta do quanto aquilo afeta em algo né? É como a Martinha falou, estamos reproduzindo o racismo sem saber. Adorei o post, adorei o blog e estou seguindo <3

    Bolicho da Guria | Fan Page

    ResponderExcluir

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo