6 coisas que você precisa saber sobre a faculdade (e que ninguém te conta)


1) Não tem uniforme (e você vai sentir muita falta dele): No começo, a faculdade vai ser um desfile de moda. Mas isso só dura umas duas semanas até você apelar pro coque no cabelo, e chinelo no pé. Afinal de contas, o cansaço e a preguiça, serão seus primeiros aliados na hora de montar o look do dia. Algumas turmas montam camisas do curso, o que é bem melhor e muito mais prático.


2) Você está por sua conta: Nós temos horários a cumprir, como na escola, mas, você pode entrar no campus e na sala de aula a hora que bem entender, os professores não irão tirar ponto seu, te dar uma bronca pelo atraso, pelas faltas. Você pode levantar e sair da sala sem pedir permissão. E é aí a dificuldade. Nós estamos por nossa conta, é hora de amadurecer, e se disciplinar. Priorizar e valorizar os estudos. E, você terá que trocar várias noites de balada, saída com os amigos, por seus estudos. 

3) Você terá que aprender a trabalhar em equipe: Fazer um trabalho em equipe é muito complicado. Na época de escola, tínhamos apenas uma pincelada do que é um trabalho na faculdade. Com temas às vezes complicados, e muitas vezes com roteiros gigantescos e desafiadores, os trabalhos em grupos serão cansativos e complicados. E há uma grande dificuldade: a falta de tempo. E é por isso que, a gente aprende, nos altos e baixos que sozinhos não conseguimos, e que se dar bem com a equipe e chegar num consenso, é crucial, para o sucesso do grupo e, para o seu sucesso individual.

4) Você vai descobrir que é um pouco ninja, e que de 00h ás 6h dá pra fazer muuuuuita coisa: Você terá que estudar pra 3 ou mais provas, e terminar 3 ou mais trabalhos pro dia seguinte. E quando o relógio bate ás 00h, e é hora de dormir, você vai ver que isso não significa absolutamente nada mais. O importante é terminar tudo e ir bem. Com o tempo, você descobre habilidades ninjas que nem imaginava que conseguiria realizar, e pronto, pega o ritmo universitário de viver.



5) Tem disputa de ego e intriguinha, assim como no Ensino Médio (ou pior): Se você pensa que vai entrar na faculdade e conhecer apenas pessoas centradas e maduras, pode ir tirando seu cavalinho da chuva. A faculdade nada mais é que um ensino médio mais liberal. Vai rolar as mesmas intriguinhas e disputas de ego que rolavam na escola, e pra você isso pode ser uma decepção, por imaginar que tudo seria diferente, e que estaria em um universo maduro. O segredo é ser você, e ignorar essas coisas.


6) Você vai conhecer pessoas maravilhosas, e no fim, verá que tudo valerá a pena: Você fará amigos de verdade SIM. Pessoas que futuramente serão seus colegas de profissão (e você não o verá como concorrente muito pelo contrário, torcerá muito pra que tudo dê certo pra eles). Vocês irão gostar das mesmas coisas, já que escolheram o mesmo curso. E no fim de todos os trabalhos, todas as provas, todas as intriguinhas, verá que valeu muito a pena. Porque em todas as dificuldades, temos um ensinamento, uma lição, e uma vontade de ser sempre mais. 

Eu e meus migos, futuros jornalistas <3
Beijo e até o próximo post.

6 comentários:

  1. Ai que post lindo. Apaixonei! As pessoas tem aquela ilusão de que a faculdade é igual aos filmes hollywoodianos hahaha

    Beijãos,
    blogmilenafranca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah exatamente!
      eu nunca tive, mas confesso que não é nada do que eu esperava tb.
      beijo!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, maravilhosos, adoreiiii.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, não ter uniforme complica a vida. Na época que fazia faculdade (há 2 anos) minha turma era dividida em grupinhos e eles não se misturavam, o que é bem chato, né? Super me identifiquei rs Nunca madruguei pra fazer trabalho, mas eu corria que nem doida. Beijos, ♥ Blog B de Bia

    ResponderExcluir
  4. É exatamente assim! Somos ninjas e não sabiamos hahaha
    E a questão de disputa de ego é bem real !

    Beijão!

    www.quesejaleve.com

    ResponderExcluir

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo