Quando o assunto é unha, é muito comum falarmos sobre o esmalte mais bonito ou o melhor jeito de fortalece-las para que elas cresçam. Mas,...

Como anda a saúde das suas unhas?


Quando o assunto é unha, é muito comum falarmos sobre o esmalte mais bonito ou o melhor jeito de fortalece-las para que elas cresçam. Mas, o que poucos sabem é que receitinha nenhuma funciona se a nossa saúde não estiver em dia. O aspecto da nossa unha diz muito sobre como anda nosso corpo.

As unhas são um órgão anexo da nossa pele e sua composição é basicamente a queratina. A principal função dela é proteger nossos dedos e, claro, por estar visível nós adoramos deixa-la bem bonita, certo? Por isso, conversei com o professor da pós graduação em dermatologia da Faculdade IPEMED, Ricado Kimatura que explicou um pouco mais sobre a saúde das unhas.




Segundo o especialista, a nossa unha tem que ter o aspecto firme e ser resistente ao nosso dia a dia. Além disso, ela precisa apresentar um brilho natural, sem depressões, manchas e fissuras.

Ele também explica que a aparência das unhas pode mostrar que falta algo em nosso corpo. “A deficiência de algumas vitaminas e mineirais, como a vitamina C, ferro e zinco, além de outros micronutrientes, produzem uma série de alterações e devem ser avaliadas por um dermatologista”.

Esses nutrientes podem ser encontrados nos legumes e verduras como acerola, laranja, mamão, espinafre, brócolis entre outros que devem estar presente em nossa alimentação de forma equilibrada.

A unha também não deve ser quebradiça, por isso, evitar produtos químicos, entre eles produtos de limpeza e sabões pode ajudar. Evitar lavar as mãos em excesso, manter uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais, além de uma boa hidratação nas mãos e cutículas também auxiliam na aparência delas.


Um outro ponto levantado por Ricardo é sobre o hábito de tirar a cutícula. Segundo o dermatologista, ele não é saudável. “Quando se usa a espátula e a cutícula é removida, podemos machucar a pele. Além disso, tiramos a camada que protege diretamente a matriz da unha, onde a lâmina ungueal é produzida. Consequentemente, podemos ter, além da má formação, o risco grande de infecções no local”.

Produtos químicos usados para cuidar podem causar dermatite. “São freqüentes os casos no consultório de pessoas que possuem alergia a esmaltes ou de algum componente. Na dúvida, a pessoa deve se consultar com um dermatologista de confiança”.

Tem alguma dúvida em relação a saúde das unhas?
Coloque nos comentários par gente esclarecer.
Até o próximo post.

Um comentário:

  1. ótimo post! Realmente as vezes nos esquecemos de ficar atentos as unhas!

    - Conheça meus blogs:
    Blog Meu Baú de Estrelas
    Blog Bilhetes de Busan

    ResponderExcluir