06 abr

Você já se sentiu menos elegante e feminina por não estar usando um salto alto? É bastante comum associarmos essas três coisas, principalmente por nós mulheres sermos vítimas de inúmeros padrões impostos em nossa sociedade ao longo dos anos. Mas será que, de fato, salto alto e elegância tem relação?

Conversei com a consultora de estilo Taily Andrade sobre o tema e ela fez uma volta ao passado para apresentar um fato curioso: o salto alto foi inventado para que os homens usassem. Ele era o responsável por distinguir classes sociais, pois os mais pobres andavam descalço. Tempos depois. O rei Luís XIV, na França, começou a utilizar o salto, isso porque ele tinha complexo de sua altura. Porém, só a corte podia usar o sapato.

Em 1.400 a 1.600, o salto alto era chamado de chopines a principal função deles era proteger os pés os pés da lama, os saltos chegavam até 45 cm e o modelo acabou virando moda entre as garotas, pois atraía olhares masculinos. “Foi aí que o sapato foi associado ao universo feminino. Com a chegada da fotografia, as mulheres passaram a posar nuas e usava os saltos para acentuar suas curvas. A partir daí que ele virou ‘obrigatório’”, explica Taily.

A consultora, porém, explica que a elegância está muito além do salto. “Ela diz mais do que a maneira que nosso corpo é visto. Está no comportamento, na educação e na leveza.  A definição diz que é uma ‘harmonia caracterizada pela leveza e facilidade na forma e movimento. É o atributo de ser eficaz e simples‘. Sendo assim o salto pode ser um plus que a pessoa queira dar ao look, mas não pode nunca ser a regra”.

Ela adiciona que é mais que possível criar looks estilosos e elegantes sem o salto. “Vocês lembram da Audrey Hepburn? Mulher considerada ícone de elegância, era super conhecida por usar sapatilhas ou saltos pequenos que a moda aderiu muito bem”.

A dica principal é decidir qual peça será a protagonista do look e a partir de aí criar a composição. “Hoje em dia o tênis vai MUITO bem com uma alfaiataria, deixando o look elegante e moderno ao mesmo tempo. Contudo, temos que saber onde e que horas usar. Uma coisa importante: sapatilhas de bico mais fino quando quer trazer mais elegância. O bico traz a ideia do empoderamento enquanto o bico redondo traz muito a característica da menina romântica. Por sim, o salto bloco é nosso melhor amigo, para o look e para nossa coluna”.

 

  1. Laryssa Machado abr 21, 2020

    Que post ótimo Natalia. Eu não conhecia a história completa dos saltos e concorda totalmente de que ser elegante vai muito além do salto alto ou da roupa, é todo o conjunto de modos, jeito de se portar e gostos.

    https://larydilua.com/