07 jan

O verão chegou trazendo consigo as altas temperaturas. Nesse período, é bem comum a exposição ao sol e, claro, a visita às praias e clubes. O que não podemos esquecer é que nosso corpo precisa de cuidados extras nesse clima. Uma comida mais leve, muita hidratação e protetor solar são chave para o bem-estar. Mas você sabia que nosso cabelo também precisa de uma atenção especial?

A visagista e hairstylist do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, explica que o período quente pode prejudicar – e muito – nossos fios. Isso porque, no calor, nosso corpo libera suor e esse líquido possui cloreto de sódio, que remove excessivamente a oleosidade natural dos fios e assim fragiliza a barreira protetora produzida pelas glândulas sebáceas da pele. “Existem pessoas que molham os cabelos com a água do mar e os deixa secar sem a lavagem em água corrente. Já outras esquecem de tirar o cloro da piscina dos cabelos. Isso é um perigo, pois tanto o sal do mar quanto o cloro da piscina podem ressecar muito os cabelos”.

Todas as texturas de cabelo são prejudicadas de alguma forma. “O cabelo liso tende a ficar com a raiz mais oleosa e as pontas ressecadas, os cacheados e crespos perdem a nutrição dos fios e ficam com um aspecto frisado e sem definição. Mas, de um modo geral, o calor resseca todos os tipos de cabelo”.

| Leia também: Estamos passando protetor solar da forma errada |

Ela explica um pouco dos cuidados que devemos ter. “Os cabelos cacheados devem ser lavados com maior frequência e hidratados com máscaras reconstrutoras e de nutrição, que contenham óleos essenciais. É interessante dar preferência ao uso de shampoos e cremes hidratantes específicos para cada tipo de cabelo, e ainda a filtros solares, silicones, antioxidantes e leave-ins que ajudem na proteção capilar”.

É preciso atenção na hora de escolher o condicionador. “Se uma pessoa optar por condicionadores sem enxugue, é preciso que os mesmos tenham filtro solar em suas composições. Caso os fios estejam descoloridos, loiros ou com colorações avermelhadas, os cuidados devem ser redobrados”.

Hidratação é a palavra chave para cabelos bonitos e saudáveis. “Ela é fundamental, pois é através dela que conseguiremos repor a queratina e as proteínas que os cabelos perdem ao longo dos dias. Um cabelo bem hidratado fica mais sedoso e tem menor propensão de desenvolver o frizz. O uso de boas máscaras hidratantes específicas para cada tipo de cabelo e o acompanhamento com um profissional hair stylist de confiança podem ser decisivos para manter a saúde e beleza dos cabelos nesta época do ano”.