21 nov

O mercado de lingerie está crescendo cada dia mais. Finalmente, as peças começam a se adaptar a todos os tipos físicos. Seguindo essa expansão, a moda íntima plus size está deixando de ser básica e sem graça. Atualmente, as peças são confeccionadas para abraçar o corpo da mulher, fazendo com que ela se sinta bonita e atraente, independentemente do tamanho que vista, sem perder o conforto.

Para a franqueada da marca de lingerie Jogê, Lorena Miranda, esse movimento de mudanças do mercado é muito importante. “Temos que entender que é normal que as mulheres tenham diferentes tipos físicos. Algumas têm o quadril mais largo, seios pequenos, costas largas e por aí vai. Essas características devem ser respeitadas e valorizadas com peças bonitas e funcionais, que acomodem bem as regiões do corpo em que forem usadas”.

As mudanças começaram, principalmente, do posicionamento das mulheres plus size. “Elas começaram a demandar mais ativamente essa diversidade na moda. Marcas mais engajadas começaram a responder a isso, investindo no desenvolvimento de peças mais elaboradas, com tecidos diferenciados e confortáveis. Além disso, o esteticamente bonito também tem sido pensado. Se formos lembrar, há algum tempo, grande parte das lingeries de tamanhos maiores eram nudes ou pretas e bem sem graça. Hoje, há modelos rendados, estampados e coloridos que se adaptam perfeitamente ao corpo das mulheres e as deixam muito mais bonitas e confiantes”.

A Jogê tem se atentado à ideia de valorização das curvas femininas, atualmente, a marca conta com opções até o tamanho 54 de sutiãs, bodies e calcinhas com cores e formatos variados. Além disso, eles apresentam conjuntos de algodão, fibras naturais, tecidos tecnológicos e sutiãs com diferentes tamanhos de taça.

Lorena conta que as mulheres reagem com surpresa e felicidade ao verem as peças ofertadas pela Jogê. “Saber que podem escolher lingeries diferentes, bonitas e apropriadas para o corpo de cada uma faz muito bem. Algumas ficam até receosas no começo, pois já estavam acostumadas aos modelos simples e de cores sem graça. Mas quando experimentam, veem que também pode ousar”.

Essa percepção faz muito bem para a autoestima feminina. “Mesmo sendo usada por debaixo da roupa, por ser uma peça íntima que contorna as nuances e delicadezas do corpo feminino, ela tem uma influência enorme na autoestima feminina. Quando uma mulher se olha no espelho e está vestindo uma peça que a valoriza, ela passa a gostar do que vê e começa a se sentir mais bonita, mais autoconfiante e até mais segura. Tudo isso extrapola o interior da pessoa e fica estampado no comportamento dela e em seu posicionamento diante da vida. É muito bonito e satisfatório ver isso em minhas clientes”.

Confira cinco truques e dicas da Lorena para escolher a lingerie certa:

Não tenha medo de ousar: Existem diversos modelos para além do básico, por isso, apostem em cores, estampas e recortes que combinem com você e com seu corpo. Mas, atente-se para ver se a peça te dá a segurança e sustentação necessária.

Tamanho certo: Algumas pessoas ainda tentam escolher uma peça menor para parecer mais magra ou disfarçar determinada região. Mas, isso não funciona e pode, na verdade, causar uma desproporção visual. O ideal é conhecer seu corpo e escolher a peça do tamanho exato, que não sobre e nem aperte.

Sustentação: Sutiãs mais larguinhos na lateral e no fecho ajudam na sustentação dos seios. Modelos feitos com elástico estão em alta e são perfeitos para mulheres com mais curvas. As calcinhas mais largas nas laterais também são interessantes, pois não incomodam e não machucam a pele.

Tamanho dos seios: Para quem tem os peitos muito grandes, os sutiãs com reforço nas costas e alças mais largas ajudam na sustentação e trazem conforto. O modelo Balconet também é muito indicado nesse caso. Ele tem a alça em microfibra de alta performance que oferece conforto e tem secagem rápida e toque sedoso. A parte interna frontal dele tem outro diferencial: é forrada com malha 100% algodão e garante absorção da transpiração. Quem tem seios menores pode investir em modelos com fecho na frente, ou os de renda que são superdelicados. Mulheres com as costas mais largas pode usar um extensor de sutiã que aumenta a circunferência da peça.

Qual é a parte do seu corpo que você mais gosta? Pensar nisso antes de escolher a sua próxima lingerie é ideal. Existem peças que podem ressaltar e valorizar determinadas partes do corpo de maneira estratégica. As opções plus size são muitas, mas, acima de tudo, é importante que cada mulher se vista sempre para valorizar seu corpo e sua essência.