07 jun

A argila oferece inúmeros benefícios para a saúde da pele e dos cabelos. Prova disso é que a argiloterapia tem ganhado cada vez mais adeptos. Existem vários tipos de argila e cada uma tem uma aplicação específica, mas, a maioria age de maneira antisséptica, bactericida, anti-inflamatória e cicatrizante na nossa pele ou couro cabeludo.

Quando falamos da argila para fins estéticos, a verde é a mais utilizada por suas propriedades tonificantes, analgésicas, estimulantes e adstringentes. Ela, inclusive, é indicada para acne e oleosidade, situação comum em nosso país. A argila vermelha é bastante procurada por ter nutrientes que são capazes de retardar o envelhecimento precoce e manter a pele hidratada e saudável. Já as amarelas e roxas proporcionam nutrição e estímulo da produção de colágeno na pele auxiliando na elasticidade e jovialidade da cútis.

Para quem tem manchas na pele, a branca é a ideal, pois é suave e possui propriedades de clareamento. A rosa é a mais indicada para quem está começando um tratamento, pois ela é uma mistura da vermelha e branca e tem benefícios cicatrizantes, anti-inflamatórios e calmantes para a pele e o couro cabeludo. Para tratamento corporal, a preta é a mais indicada.

O biomédico especializado em patologia clínica e estética avançada da Clínica Penchel, Matheus Castro, explica que o tratamento com a argila é simples e consiste na aplicação dela na pele ou couro cabeludo, deixando-a agir durante um tempo a fim de que haja a permeação dos elementos desejados. Mas, mesmo sendo simples, requer cuidados. “Principalmente na escolha do tipo de argila que deve ser de acordo com as características e propriedades que ela oferece”.

O ideal é que a pessoa seja orientada por um profissional quanto ao modo de uso, frequência e, principalmente, escolha do tipo. A higienização e preparação da pele também deve ser feita de forma adequada e, após orientação técnica, a pessoa pode optar por usar o produto em casa.

Mas é preciso atenção em relação à procedência da argila para que o tratamento não traga riscos de irritações e alergias ou apresente resultados muito mais efetivos sem agredir. Deve-se optar pela argila pura e, para marcas industrializadas, observar o registro da Anvisa.

Siga o Modelando no instagram, clique AQUI.

Siga a Clínica Penchel no instagram, clique AQUI.