26 ago

Ela é popular, democrática, versátil e querida pelas brasileiras. Provavelmente você está vestindo uma neste exato momento. Estou falando da calça jeans feminina, peça atemporal que atravessa gerações e faz parte do cotidiano fashion de muita gente.

A história da calça jeans começa em Nimes, na França, em meados de 1792. Conhecido na época por “tecido de Nimes”, expressão abreviada para “denim”, ela era usada, principalmente, por marinheiros italianos. Isso porque o tecido apresentava boa durabilidade e resistência e não era difícil de se cuidar.

Depois disso, a peça começou a seguir inúmeros caminhos e, hoje, é uma das mais importantes no mercado da moda. A praticidade, claro, continua sendo o que a faz ser tão querida no mundo todo. Para a consultora de imagem e estilo Rita Heroina, trata-se de um modelo que combina com diversas ocasiões. “Tanto em looks casuais e esportivos, quanto em composições para trabalho que sejam informais”.

Outro ponto positivo da peça é que, quando usada no recorte certo, tem o poder de valorizar qualquer tipo físico. “O mais importante é que a cintura esteja no lugar – cós alto -. A calça jeans de cintura baixa não favorece corpo nenhum, pelo contrário, sabota a imagem”.

Com a popularização e modernização da moda, a peça é ofertada em vários modelos que passam a combinar com todos os estilos. “Modelos como a mommy, por exemplo, fica fantástica com bota e blazer para uma proposta mais arrumada e com informação de moda”.

A profissional destacou alguns dos principais modelos da calça que são comercializados atualmente. São eles: slim, pantalona, pantacourt, skinny, mom jeans e flare. Confira as dicas da Rita para usar cada uma delas da maneira correta, valorizando o tipo físico e, claro, agregando muito estilo.

Calça slim – “Esse modelo traz elegância para o visual. Tem um shape mais moderno que a modelagem reta. É ótima para combinar com blusinhas de seda e tecidos mais finos. É boa também para quem tem o biótipo ampulheta”.

Calça pantalona – “Super em alta, é boa para quem tem o corpo triângulo, com muito quadril já que desce mais soltinha e acaba por equilibrar. É ideal para as baixinhas que desejam ganhar mais altura, pois alonga bastante a silhueta, além de ser muito elegante”.

Calça pantacourt – “É confortável, versátil e muito fashionista. Vale combiná-la com peças leves, como camisetas divertidas, regatas, camisas de seda ou de linho, que traz um luxo certeiro para a composição. O tênis branco também é uma boa pedida para o look com esse modelo”.

Calça skinny – “Muito popular, esse é, definitivamente, o modelo de calça adotado pelas brasileiras. Ela ressalta as curvas e marca bem a silhueta. Ótima para quem tem o corpo mais reto e menos curvas. Se a pessoa tiver muito quadril, é ideal combinar com blusas mais compridas para disfarçar e, também, optar por tons mais escuros como o bordô, azul marinho e preto”.

Mom jeans – “Esse modelo é um clássico dos anos 80 e 90. Ótima para alongar a silhueta por conta da cintura mais alta e modelagem reta. Minha dica é dobrar a barra da calça e usar com um bom cinto. Investir em pulôveres, fola alta e camisa de botão também pode ser uma alternativa para dar um charme a peça”.

Calça flare: “Funciona bem com todo tipo físico. Além disso, esse modelo alonga e equilibra as proporções da silhueta, tanto para mulheres mais magras quanto para as gordinhas. A melhor forma de usar o modelo é com um salto alto. Assim o caimento dela vai ficar bonito e harmônico. Um bom alerta é: cuidado com a barra! Para manter o caimento é preciso cobrir os sapatos, por isso, melhor usá-la com modelos de pouco salto”.

  1. Jenifer ago 29, 2019

    Gente calça slim é vida demais! Amo calça com cintura alta! Fica muito chique!
    Beijos!

    Jenifer Cruuz

  2. Kaila Garcia ago 30, 2019

    Amei as dicas, calça jeans é aquela peça clássica que funciona de todas as formas, para todas as ocasiões e que combina com qualquer estilo. Eu amo!

    https://www.kailagarcia.com

  3. Carol Sweet ago 30, 2019

    O mom jeans é lindo demais, ainda mais em jeans.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

  4. Simone Benvindo ago 31, 2019

    Nossa amei as dicas, amo calça jeans, as minahs favoritas são skinny e flare

  5. Lívia Alli de Alcântara Madeira set 04, 2019

    calça jeans é aquele item básico no nosso guarda roupa né, adorei essas sugestões de looks com modelos diferentes

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  6. Mayara set 04, 2019

    A Skinny é a minha favorita de sempre ♥

    https://estacaolilas.blogspot.com/