03 jan

Sabe quando seu cabelo está ressecado, sem vida ou opaco e mesmo hidratando com aquele creme super potente, ele não ganha brilho e nem fica bonito? Isso pode acontecer porque, às vezes, damos aos nossos fios o que eles não estão precisando. Um grande facilitador na hora de entender a necessidade das nossas madeixas é o cronograma capilar. Trata-se de uma rotina de cuidados com os cabelos que mescla três tratamentos principais: nutrição, hidratação e reconstrução.

Cada etapa no cronograma vai recuperar os fios de danos causados por inúmeros fatores do nosso dia a dia, como a poluição, sol, cloro da piscina, secador de cabelo, química, coloração e vários outros que resultam em fios opacos, secos, frisados e sem vida. Esse tipo de calendário pode ser feito em qualquer tipo de fio, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo.

Descobri, recentemente, uma ferramenta que, na prática, ajuda a compreender o fio e criar a rotina de tratamento, o aplicativo “Meu Cronograma Capilar”. Ele tem duas versões, a gratuita e a premium – que custa R$ 2,50/mês. A diferença entre as duas é que, na forma paga, o aplicativo dá dicas e até consultoria para os fios. A gratuita, porém, é bastante eficaz e completa.

Ao baixar o app, disponível tanto para Android, quanto para IOS, você vai precisar criar uma conta, ela pode ser feita no próprio aplicativo, utilizando o facebook ou gmail. Em seguida, você responderá a algumas perguntas relacionadas a curvatura e tipo de fio (com fotos ilustrativas para quem tiver dúvidas) e ainda sobre danos que ele sofreu – químicos ou não, e o estado que ele está. O aplicativo vai indicar um teste de porosidade que você consegue fazer utilizando um copo de água, e um teste de elasticidade.

A partir dos resultados, ele vai calcular a necessidade do seu fio. Elas são divididas em etapas. Eu recomecei o meu e, na primeira etapa, preciso fazer hidratação, nutrição e hidratação com intervalo de dois dias cada. Na segunda, o aplicativo indica hidratação, hidratação e nutrição, também com dois dias de intervalo. Posteriormente, na etapa 3, devo fazer uma nutrição, hidratação e outra nutrição a cada dois dias e, por fim, na quarta etapa uma hidratação, nutrição e reconstrução.

Finalizadas as quatro etapas, eu vou voltar a fazer o teste para que o aplicativo indique um novo cronograma para mim. No começo, parece difícil seguir a risca o calendário, principalmente no quesito tempo. Mas, quando o processo cai na nossa rotina, facilita muito e passa a deixar o cuidado com os fios ainda mais simples, visto que ele vai estar sempre bonito, fácil de manusear e desembaraçar.

 

  1. Lívia Alli de Alcântara Madeira jan 04, 2020

    nossa que maximo a ideia desse app! o cronograma é realmente mt bom pra salvar qq cabelo

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • natalia jan 09, 2020

      salva mesmo, ainda mais em períodos muito frios, ou quentes, como estamos agora.. beijos!

  2. Adriana Leandro jan 04, 2020

    Bem interessante esse aplicativo.
    Ainda não conhecia, mas ele parece muito bom.
    Bjus!

    galerafashion.com

    • natalia jan 09, 2020

      ele é o que chamamos de mão na roda hahaha!

  3. Babi Bueno jan 05, 2020

    Oi
    Eu já ouvi falar desses tipos de aplicativos,mas até agora não cheguei a usar.
    Gostei da dica

    Bjs
    Mundinho quase perfeito

    • natalia jan 09, 2020

      vale super a pena!

  4. Pamela jan 06, 2020

    Achei bem interessante, não conhecia esse aplicativo.
    O bom é que realmente ajuda né?!
    Eu sempre começo cronograma e largo nunca consigo continuar haha. Que vergonha.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    • natalia jan 09, 2020

      é difícil manter a rotina mesmo, mas ele ajuda bastante… bjs

  5. Vanessa jan 07, 2020

    Que bacana esse aplicativo, eu nunca usei nada parecido mas, depois do seu post resolvi testar para ver como funciona no meu.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    • natalia jan 09, 2020

      vale a pena! bjs!