O sutiã é uma peça importante para a sustentação e proteção dos seios. O mercado de moda íntima tem crescido e, com isso, novas peças em diferentes formatos são cada vez mais ofertadas no mercado. A lingerie se tornou democrática e abrange todos os tipos físicos em diferentes tecidos e preços. Mas, a beleza e conforto da peça não são os únicos detalhes  a serem levadas em consideração: a higienização correta do sutiã merece nossa atenção pois, uma peça que não é limpa corretamente, pode prejudicar nossa saúde.

A ginecologista da Clínica Penchel, Thaylise Martins explica. “A transpiração gera um ambiente favorável para o acúmulo de fungos e bactérias, pois contém nutrientes para que esses seres se proliferem. Nossa pele é coberta por diversas bactérias boas e ruins, e elas podem se acumular em qualquer peça de roupa, toalha, lençóis e, principalmente, roupa íntima”.

O tempo entre uma lavagem e outra varia por dois fatores. “Depende do tipo de tecido e da transpiração de cada mulher. Geralmente deve ser trocado diariamente, mesmo que não seja lavado. No caso de dias mais gelados, pode-se usar por dois dias e depois lavar. Já em dias quentes, a mulher deve lavar diariamente para não acumular resíduos e excesso de suor”.

Alguns produtos específicos para eliminar bactéria podem danificar o tecido da peça. Além disso, nem sempre eles acabam com os fungos. “A dica que eu dou é lavar somente a mãe, deixando de molho por 10 minutos em sabão líquido sem corante e perfume. A pessoa não deve torcer o sutiã e o ideal é deixa-lo secar na sombra. Por fim, deixar a peça descansar um dia após a lavagem e só aí estará apto para uso novamente. A mulher também deve seguir as orientações de lavagem do fabricante”.

A higienização incorreta pode ter consequências. “Além do odor desagradável, o contato com o sutiã pode gerar dermatites, micoses, coceiras e reações alérgicas. É importante lembrar que o sutiã deve ser trocado a cada 2 ou 3 anos. E a calcinha, anualmente. Assim, a pessoa sempre vai ter uma peça limpa e saudável”.

  1. Laryssa Machado set 02, 2019

    Oii, Natalia
    Gostei muito deste post. Confesso que uso sutiã umas duas vezes antes de lavar. Vou rever meus hábitos.

    Abraços
    http://larydilua.com/

  2. Anete Oliveira set 02, 2019

    Nossa, não sabia que precisava trocar todo dia, como não transpiro nessa região pq tenho seios pequenos, acabo usando de 2 a 3 dias.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

  3. Jessica set 03, 2019

    Super interessante esse post, sempre lavei meus sutiãs a mão, mas como tempo corrido agora coloco eles na máquina de lavar rs nunca gostei dr usar um sutiã por mais de 2 dias, como tenho peito grande, eu suo muito então acaba ficando com cheiro ruim depois.

  4. Jessica set 03, 2019

    Caramba, sempre lavei o sutian de 2 em 2 dias, mas como não tenho muito tempo coloca na máquina de lavar. Muito interessante esse post.

  5. Paloma set 03, 2019

    Uso no máximo 2 vezes o sutiã e já coloco para lavar principalmente no verão, pois moro em uma cidade de quente ai já viu né! Ótimo post vai ajudar muitas mulheres.

    Beijoss
    Paloma do blog Vida de Sonhos
    http://www.vidadesonhos.com.br