05 dez

Uma falsa revista de moda foi peça chave para a descoberta novos casos de violência doméstica no município de Dénia, na Espanha. Isso porque o conteúdo das publicações camuflava um guia contra maus-tratos. Segundo informa o jornal El Pais, cerca de 70 exemplares circularam por quase dois anos em 18 estabelecimentos frequentados por mulheres no município. Através da ação, 24 vítimas que nunca haviam denunciado pediram ajuda.

De maneira sutil e disfarçada, os textos mostravam como as mulheres poderiam identificar casos de violência. Um exemplo é uma matéria com o título “Como fazer sucesso no Instagram”, cujo conteúdo ajudava a descobrir se a mulher é vigiada pelo parceiro nas redes sociais e como evitar isso. Uma outra reportagem continha depoimentos de sobreviventes de maus-tratos.

Segundo representantes da divisão da polícia local, a revista fake foi mais efetiva do que os folhetos informativos que geralmente são distribuídos. Isso porque muitas mulheres evitam pegar esses panfletos por medo de seus companheiros os descubra, ou porque não são conscientes de que são vítimas.

Das 24 mulheres que ligaram para a Artemis – nome da revista -, durante o tempo da experiência, duas apresentaram denúncia, o restante do grupo foi enviado ao Centro da Mulher para receber auxílio e sair do ciclo de violência.

  1. Gigi dez 06, 2019

    Simplesmente sensacional a forma de chegar nessas mulheres, que merece mesmo ser cuidadoso. Mais ações como essa deveriam ser feitas e em mais lugares!

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

    • natalia jan 03, 2020

      também acho!

  2. Lulu on the sky dez 09, 2019

    Que incrível a ação dessa revista em ajudar as mulheres vítimas de violência doméstica. Espero que inspire mais países em fazer algo pelas mulheres.
    big beijos
    Lulu on the sky

    • natalia jan 03, 2020

      também espero! abraços!

  3. Hanna Carolina Lins de Paiva dez 10, 2019

    Que ideia sensacional! Amei essa iniciativa do país e mais, saber que deu certo!
    Essa ideia deveria se propagar por mais países, infelizmente ainda são muitos os casos como esses. =/
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram | Skoob

    • natalia jan 03, 2020

      concordo com vc, seria ótimo se mais ideias assim fossem propagadas… abraços!

  4. Chris Ferreira dez 15, 2019

    Oi Natália, Não tinha visto nenhuma matéria sobre essa revista. Muito legal essa abordagem e forma de chegar as mulheres e assim ajudar. Gostei muito do post. Muito obrigada por compartilhar.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    • natalia jan 03, 2020

      importante demais, né? eu amei a ideia
      obrigada pelo retorno!