Elas são bonitas, podem ser pequenas ou grandes, realistas ou delicadas. Marcam nossa pele para sempre e, na maioria das vezes, são cheias de significados. Estou falando das tatuagens que são bastante populares no Brasil. Se você ainda não tem a sua e tem vontade de ter, há alguns passos que devem ser seguidos e pensados antes. Para falar mais sobre o tema, convidei a tatuadora e bodypiercing, Maitê Machado que está à frente do studio que leva seu nome e é localizado aqui em BH.

A Maria explicou que o ideal é que, antes de fazer a tatuagem, a pele esteja bem hidratada. “Uma semana antes, indico que o cliente use bastante creme pois, quanto mais hidratada a pele estiver, mais fácil a pigmentação e, com isso, a pele não vai desbotar facilmente. Com a pele bem hidratada, raramente é necessário o retoque, pois a pele não é agredida e, consequentemente, a agulha desliza melhor”.

https://www.instagram.com/p/B7j9GzKlOAi/

Conhecer o corpo e a saúde é também uma importante dica, isso porque os produtos pode causar alergia, mas os riscos são baixíssimos. “Sempre tem o risco, por exemplo, se a pessoa tem alergia a tinta de cabelo, pode ser que ela reaja aos pigmentos vermelhos ou aos que tenham vermelho na composição. Se a pessoa quiser se assegurar disso, o ideal é que consulte um médico antes de fazer a tatuagem, ou fazer o teste colocando uma gotinha do pigmento na pele e deixa-lo um dia direto sem lavar, se não houver reação, então a pessoa é tolerante. Alé disso, é necessário saber o tipo de tinta que o tatuador está usando para não entrar em uma furada”.

A tatuagem pode, ou não, precisar de um retoque. Ele é feito de 30 a 45 dias após o procedimento, pois é quando é possível saber se a pele pegou o pigmento. “Aí depois desse prazo, se tiver tudo certo não é necessário mexer nela. A não ser que o cliente queira, porque com o tempo a tatuagem vai desbotando mesmo, isso é natural. Contudo, retocar sempre não é uma boa ideia pois a pele perde a tolerância e acaba estourando o traço, podendo engrossá-lo”.

O que fazer para o arrependimento não bater?

A Maria destacou a importância de pensar bem no significado e formato da tatuagem antes para evitar arrependimentos. “A dica que eu dou é ser alguma coisa que o cliente realmente goste e não algo aleatório. Claro, todo mundo tem total liberdade para escolher o que quiser, mas quando é algo bem pensado, a chance de enjoar é menor. Pensar em algo com sentido, com significado é bem melhor”.

Tendências e lançamentos

Assim como o mundo da moda e beleza, o universo das tatuagens também vai lançando tendências e novidades. “Atualmente, as tatuagens florais e com traços delicados e finos são as que tem saído mais para mulheres. Já os homens têm preferido realismo, animais e fechamento de braço ou perna. Cada dia que passa o mercado se atualiza, e isso também engloba a parte de tintas, agulhas e máquinas. E mesmo que o cliente não veja essas novidades, ele pode ter certeza de que são equipamentos que vão melhorar o resultado final da tatuagem”, conclui.

https://www.instagram.com/p/B5l3lxhFSBa/

https://www.instagram.com/p/B43UJ23Fx6L/

Minha primeira tatuagem

Como vocês acompanharam no instagram, escolhi a Maitê para fazer a minha primeira tatuagem. Escolhi a frase: “estar, sentir e viver”, da música Ela/Ele da Sandy que é cheia de significados para mim. Tenho bastante medo de agulha e, na hora do procedimento, isso não saía da minha cabeça. Contudo, tomei coragem, fui e me surpreendi: não dói. Parece um leve arranhado na pele, totalmente suportável. O resultado ficou lindo e eu estou super feliz em ter escolhido uma profissional qualificada.

https://www.instagram.com/p/B06hcBKBv_Z/

Para acompanharem o trabalho da Maria, basta clicar AQUI.