29 jul

Muito além da beleza e do que é tendência no momento, o calçado influencia diretamente nossa postura. Na hora de escolher um modelo é preciso refletir bem a finalidade da compra para que a escolha seja positiva e o sapato contribua para o nosso bem-estar. O tênis, por exemplo, é o queridinho do brasileiro e está bastante presente no nosso dia a dia. Por isso, bati um papo com a fisioterapeuta da Clínica Penchel, Cássia Moreira, que explicou tudo o que precisamos saber antes de escolher um modelo.

Ela me contou que, na hora de escolher um tênis, precisamos pensar na qualidade. “O tipo de atividade que a pessoa deseja desempenhar é o ponto principal para definir o tipo de calçado adequado”. Ela ainda exemplifica: para o futebol é recomendado chuteiras, para o ciclismo, sapatilhas que não deslizem no pedal. No basquete, são indicados tênis de cano alto, a fim de prevenir entorses de tornozelo.

O tipo de piso também deve ser pensado. “Para cada um será necessário um tipo adequado de sola como objetivo de garantir a segurança do usuário, permitindo uma aceleração e uma freada adequada. Um bom tênis deve garantir conforto e segurança ao usuário”.

A especialista também explicou que é importante encontrar um calçado confortável, que tenha boa capacidade de ajustar ao pé e que seja capaz de absorver o impacto, a umidade, além de ter boa ventilação. De um modo geral, um tênis com pisada neutra e com boa estabilidade na região do tornozelo e uma mobilidade na região do antepé é oideal. Algumas pessoas tem a pisada pronada ou supinada e, nesses casos, a correção deve ser realizada por meio de palmilhas, após avaliação de um profissional.

Usar um tênis inadequado pode comprometer nossa saúde, favorecendo lesões. “Se ele não permitir boa aceleração e boa freada, gera maior impacto sobre os joelhos, assim como solas com pouca capacidade de absorver o impacto que traz mais sobrecarga nas articulações. Além disso, um tênis com pouca estabilidade na porção lateral do tornozelo, favorece a entorse de tornozelo. Já para o uso diário, ela explica que todo tênis com a sola reta favorece o estiramento da fáscia plantar e a sobrecarga da mesma, com o risco de desenvolver uma fasceíte plantar”.

Confira abaixo alguns modelos:

https://www.instagram.com/p/BxTZLhkBOpX/

  1. Thaiane Viana ago 06, 2019

    Eu amoo usar tênis, acho que da todo um toque no look, tirando que sabendo escolher combina com todos os tipos de look.

    • natalia ago 07, 2019

      concordo com você!