16 ago

Nós começamos a envelhecer a partir do momento em que chegamos ao mundo. A pele, claro, acompanha esse processo natural da vida e vai se modificando de acordo com nosso amadurecimento. Mas você sabia que é possível tratar essa progressão e fazer com que a pele envelheça com saúde?

Para entender um pouco mais sobre as necessidades do nosso organismo, conversei com a dermatologista Joana Barbosa, e ela explicou que nascemos com uma pele íntegra, com fibras elásticas e colágeno. “E essas fibras vão sofrendo um processo de amadurecimento que não necessariamente é visto como um envelhecimento, mas que vai modificando a elasticidade e estrutura da derme, que é uma das camadas da pele como um todo”.

E, apesar de começar já na infância, essas mudanças estruturais começam a ser sentidas entre 20 e 30 anos. “A perda do colágeno e elasticidade evolui com a flacidez e falta de sustentação. A partir dessa faixa etária, o processo passa a ser progressivo”.

Ela acrescenta que retardar o envelhecimento da pele é algo que deve ser encarado como um processo de prevenção. “Existe formas de cuidar visando, a longo prazo, diminuir o grau do impacto do tempo na nossa vida”.

A partir dos 20 anos é ideal usar produtos que retardam o envelhecimento e também evitar alguns hábitos que aceleram o processo. “Protetor solar, que retarda a oxidação das nossas fibras pelo sol. Evitar o uso do cigarro, que também quebra nosso colágeno. Além disso, não consumir alimentos industrializados ou oxidantes, como o açúcar”.

Um ponto chave para o cuidado da pele, segundo Joana, é a hidratação. “Seja direta, através de cremes ou ingerindo a quantidade de água que nosso corpo precisa. O uso de vitamina C, que é tópica, ou seja, em forma de creme. E também alguns ácidos que promovem a ativação nas células e induzem a produção de um novo colágeno, retardando o processo de envelhecimento”.

Mas, não se esqueçam, antes de usar qualquer produto a dica é procurar um especialista para saber exatamente o que sua pele precisa para se manter saudável através da textura e do seu estilo de vida.

  1. Cristiana ago 19, 2019

    Amo a vitamina C, faz uma super diferença.
    http://www.achatadebatom.com

  2. Monique Larentis ago 19, 2019

    Acredita que eu não sabia que existia creme de vitamina C? Eu estou precisando desse. Precisamos cuidar da nossa pele sempre.

    • natalia ago 22, 2019

      eu tbm não sabia até conversar com a dra. Joana sobre.

  3. Vanessa Brunt ago 24, 2019

    Quantas indicações importantes e alertas bem apurados! Amei!

    http://www.semquases.com

    • natalia ago 28, 2019

      Fico feliz que tenha gostado, Vanessa.
      Abraços

  4. Vanessa Brunt set 15, 2019

    Ai, que lindezura! Não sabia da possibilidade da vitamina C em creme. Também não sabia que cigarro quebra o colágeno – não fumo, mas é uma curiosidade e tanto. AMEI a apuração tão bem feita!

    http://www.semquases.com