Quem nunca comprou uma roupa tão linda e no desespero de usar acabou nem lavando? Pois essa prática pode ser prejudicial para nossa saúde. É que antes de ser colocadas à venda nas lojas, as roupas passam por diversos processos químicos para coloração e para manter a conservação do tecido. Algumas substâncias podem, inclusive, causar alergia.

Para saber um pouco mais do tema, bati um papo com o diretor da Restaura Jeans em Belo Horizonte, Edmar do Carmo. Ele explicou que os produtos utilizados nas roupas, são para colorir os tecidos ou evitar que eles amassem. “Não recomendados para contato direto com a pele. Então, o principal risco é uma reação alérgica que pode trazer coceira, vermelhidão e até sintomas mais graves”.

Outro ponto que ele chama a atenção é o fato da peça ficar exposta por muito tempo na loja e ter sido experimentada por várias pessoas. “Já houve casos de doenças infecciosas transmitidas dessa forma. Portanto, deixar de lavar a roupa antes de usá-la pode ser um risco a saúde”.

Para a primeira lavagem, ele indica sabão neutro a fim de eliminar as impurezas presentes no tecido. “Isso pode ser feito em casa ou em uma lavanderia, onde existe o procedimento específico para higienizar corretamente a peça para que toda química seja eliminada e o tecido permaneça em bom estado”.

  1. Igor Ishtar fev 11, 2020

    Eu sempre usei a roupa nova sem lavar, com exceção de roupa íntima, mas vou mudar isso porque não posso contar com a sorte pra sempre.

  2. Juliana Magalhães Prates fev 13, 2020

    Eu já sabia que não era nada bom usar a roupa sem lavar após a compra. Algumas blusas vem embaladas e podem conter poeira, que me dava alergia, por isso mesmo que sempre lavei.

  3. Mariana Alves de Araujo dos Santos fev 16, 2020

    Nossa, nunca liguei para isso. Nunca mais vou usar roupa nova sem lavar , deu até nojo kkkkkkkk