13 set

A moda as vezes pode ser repetitiva. Em um mundo onde as máquinas tomam, cada vez mais, o lugar do homem na produção de roupas, sapatos e acessórios, é difícil encontrar autenticidade, originalidade e, principalmente, qualidade. Essa percepção me acompanha há um tempo. Basta andar por centros comerciais que de uma vitrine a outra, tudo o que vemos é exatamente igual. O consumo exagerado e fácil do mercado fashion quase sempre atropela o bom gosto e a compra que deveria ser um investimento, se torna uma frustração em pouco tempo.

Foi por causa dessa minha observação que quando conheci a família Flores fiquei completamente surpresa. Juntos, eles estão à frente da Arte, Cores e Flores, marca de joias artesanais feitas em cerâmica plástica. Na agradável tarde que passei com eles, pude conhecer o ateliê onde as peças são confeccionadas. As poucas horas de convivência foram suficientes para que eu percebesse que ali era feito um trabalho único e muito especial, que passa, inclusive, de geração para a geração.

A marca surgiu quando os filhos decidiram se unir ao trabalho artesanal que a mãe, Elzi, já exercia há anos. “Ela produzia brincos e acessórios como forma de sustentar a família e nós ajudávamos como possível. As vendas eram feitas através de amigas e essa era a nossa fonte de renda”, explica Fabiana Flores, uma das artesãs.

Em meados de 2013, os filhos começaram a se reunir em torno do trabalho manual da mãe, aperfeiçoando algumas técnicas e estruturando o negócio de base artesanal. “A caçula, Fernanda, morava com nossa mãe e estava sempre ajudando na produção. Depois o mais velho, o Felipe, assumiu a parte de tecnologia e informação, organizando nossa vida on-line. Por fim, eu entrei no negócio a fim de fomentar as vendas, área que sempre trabalhei”.

O nome traz os três pilares da inspiradora família. “Apostamos em dar o foco à nossa arte; ressaltamos a principal característica dos nossos produtos, as cores; e valorizamos aquilo que mais importa e nos une, a família. Coincidentemente, a maior inspiração do nosso trabalho, as flores, é também nosso sobrenome”.

As peças artesanais são únicas e enchem os olhos com tanta beleza e riqueza de detalhes que são todos feitos a mão. “Os acessórios são feitos em cerâmica plástica colorida, leves, resistentes e à prova d’água. Além disso, a gente se preocupa com a saúde dos clientes, por isso que, além de leves, o acabamento é feito em prata 925 para evitar alergias”.

O artesanato feito pela família Flores é autêntico. Por ser feito à mão, cada detalhe é único e, dessa forma, cada peça tem sua característica. “A versatilidade da matéria prima e da nossa arte nos permite atender tanto a quem procura uma peça original e que alegre seu visual no ambiente cinza-concreto de uma grande cidade, quanto a quem não abre mão de um bom look colorido e diferenciado que é a cara do verão e que resista a um banho de mar ou piscina”.

Todas essas características fazem valer a pena o investimento do cliente. “O artesanal não tem o mesmo preço que os produtos feitos em grande escala, que utilizam o auxílio de máquina sem grandes preocupações com a qualidade, condições de trabalho e impactos ambientais. Por vezes, o que vemos no mercado é quase descartável. Nosso artesanato é o oposto disso”.

Mesmo já convencida após conhecer a fabricação, a matéria prima e como são feitos cada detalhe, questionei: porque as pessoas devem optar pelo artesanal? A resposta diz muito sobre o que temos refletido no mundo e explica o motivo pelo qual o artesanato ainda resiste em meio a agitada indústria da moda. “Gosto de fazer a pergunta oposta: ‘Porque não optar?’. O artesanato é feito pelas mãos humanas através de um processo simples e menos degradante à natureza. É original, criativo, sustenta famílias, empodera pessoas e carrega o carinho do artesão. Para gente, viver de artesanato significa união e prosperidade com aqueles que amamos”.

Conheça

Através do instagram é possível ver um pouco do processo criativo e beleza das peças. Também por lá você pode entrar em contato com a família para conhecer mais do trabalho e adquirir as peças. Deixo aqui alguns exemplos e gostaria de conseguir pôr em palavras o tanto que as joias são bonitas. Cada detalhe que parece ser pintado, é na verdade, feito através de encaixes das cores e recortes estratégicos. Os desenhos detalhados são resultado de um minucioso e delicado trabalho.

Parador de óculos, piercings fakes, aneis de flor, chokers de girassol e brincos de beija-flor são algumas das peças que compõe o estoque e, agora, me ajudam a compor looks incríveis e com muita originalidade. Em breve, claro, novidades já que a marca tem tudo a ver com a temporada que está chegando: primavera e verão que pode ter muita arte, cor e flor.

  1. Lulu set 15, 2019

    Muito bacana conhecer a história do artesanato.
    big beijos

  2. GLORIA HENRIQUE SILVEIRA set 16, 2019

    Apaixonante, valorizo muito.